Património artístico da Câmara Municipal de Sintra

 A colecção do museu
 
 

Uma reunião virtual de várias colecções municipais


A Câmara Municipal de Sintra detém um património artístico cujo valor é atestado pelos nomes Anjos Teixeira (pai e filho) ou Leal da Câmara, artistas a que foram votados museus dedicados ao seu trabalho, Emílio Paula Campos, Stuart de Carvalhais, Júlio Pomar, João Cristino da Silva, Mily Possoz, Adães Bermudes, Portinari, Varela Aldemira, Bernardo Marques, Joaquim Lopes, entre muitos outros.


A colecção digital deste museu – proveniente de  diversas colecções, dispostas pelos museus, arquivos, bibliotecas e outros espaços municipais – não se esgota na visualização agora proposta; outras obras integram a escolha efectuada para o museu, estando quer em estudo quer em reserva digital, podendo um dia mais tarde ser integradas no corpo expositivo.

Desta forma, podemos afirmar que o Sintra Museu Virtual de Arte não assenta em ciclos fechados, encontrando-se, antes, em permanente procura e investigação. Esta é a sua lógica de funcionamento online, esperando-se naturais observações, sugestões ou informações sobre a colecção agora proposta.

Por outro lado, este projecto agora tornado realidade, além do notável património artístico e respectivos criadores, traz-nos, ainda, o trabalho de dedicação ao património artístico por parte dos funcionários dos museus municipais. Dedicação esta que se traduz nos contínuos processos de inventário e estudo das colecções de arte da autarquia.

destaque-menu

bio-menu

mc-icon1tritao

Newsletter do Museu