Biografias
Dados biográficos de artistas presentes no museu
  Leal da Câmara (caricaturista, desenhador gráfico, pintor)

Assinatura de Leal da Câmara

Tomás Leal da Câmara – nasceu em 1876, em Pangim, Nova Goa, Índia Portuguesa.

Desde cedo manifestou grande autonomia mental e singular independência intelectual e artística, tendo-se dedicado às actividades de pintor, cartazista, desenhador, caricaturista, designer, conferencista, jornalista, impulsionador cultural, urbanista e professor. Pelos seus ideais humanistas (e também republicanos) foi exilado, primeiro, em Madrid e, depois, em Paris, onde conheceu a internacionalização e a glória artística, tendo regressado definitivamente a Portugal em 1915, integrando, então, círculos modernistas e humoristas. Quatro anos depois, enveredou pela docência, tendo sido professor durante 27 anos consecutivos. Contraiu matrimónio em 1920 com Júlia de Azevedo. Jubilou-se em 1946, após o que foi alvo de várias homenagens. Faleceu na Rinchôa a 21 de Julho de 1948, encontrando-se sepultado no Cemitério de Belas.

Élvio Melim de Sousa

Obras no museu: Sala 2Sala 2Sala 2, Sala 3, Sala 3, Sala 3, Sala 4, Sala 4, Sala 13, Sala 14, Sala 14, Sala 14, Sala 14.