Colecções e espólios municipais - MU.SA - Museu das Artes de Sintra

José Cândido
Núbia

Alfredo Keil

Esta colecção advém do antigo Museu Municipal – projecto aprovado nos anos 30 do século passado e criado em conjunto com a Biblioteca e Arquivo – situado no então designado “Palácio Municipal” (Palácio Valenças), e tem uma diversidade considerável, uma vez que a proveniência das peças resulta, essencialmente, de doações ao Município. De entre as mais importantes ofertas, destacam-se as efectuadas por Eduardo Cunha e Costa e por Francisco Castro Rodrigues, este último em representação da extinta Sala-Museu de Paula Campos (unidade museológica que funcionou nas Azenhas do Mar entre os anos 40 e fins de 60 do século XX).

É assim que podemos encontrar importantes nomes da pintura portuguesa do século XIX como João Cristino da Silva, Columbano ou José d’Ávila, de transição para o século XX, como Alfredo Keil, António Carneiro, Varela Aldemira ou João Vaz, ou de artistas que farão toda a diferença das artes plásticas portuguesas do século passado: Mily Possoz, Bernardo Marques, Júlio Pomar, Vasco Pereira da Conceição, Lima de Freitas, Silva Lino, Jaime Murteira, Paula Campos ou Lázaro Lozano. Também faz sentido referir a forte componente de obras com temática sintrense, quer de alguns dos artistas referidos, quer de artistas que a esta região se dedicaram, como são os casos de Domingos Saraiva, Edith Forjaz, Edmundo Cruz, Alice Alves Diogo, Ernesto Neves, Real Bordalo ou Rui Pinheiro.

Nas últimas três décadas incorporaram ainda a Colecção, através das exposições das galerias e dos prémios dos concursos municipais, inúmeras obras, as quais contribuíram em muito para o referido ecletismo e reforçaram a continuação de um dos objectivos do antigo Museu Municipal: a exposição a público da Colecção de Arte da Autarquia.

Tal acontece, desde 17 de Maio de 2014 no MU.SA - Museu das Artes, em Sintra.

António Cardoso
[Coordenador da Colecção Municipal de Arte entre 2004 e 2010]