Património artístico da Câmara Municipal de Sintra

 Colecções e espólios municipais - Museu Anjos Teixeira
 
 
  |    Voltar

 

 
Beethoven, estátua/modelo
em bronze, Pedro Anjos Teixeira, 1943, 100x34x40 cm
 


 
Desenhos Vários, lápis sobre
papel, Pedro Anjos Teixeira,
1945, 33x20,9 cm
 


 
Patrão Joaquim Lopes, maqueta/gesso, Pedro Anjos
Teixeira, 1943, 60x19x20 cm


   
O Museu Anjos Teixeira situado em pleno Centro Histórico de Sintra (Vila Velha), no frondoso Vale do Rio do Porto, é um lugar privilegiado onde todos podemos desfrutar além da magnífica paisagem, a beleza das obras escultóricas de dois dos mais importantes artistas da escultura portuguesa contemporânea.

 
   
Artur e Pedro Anjos Teixeira
a trabalharem no Monumento
a Carvalho de Araújo
 
   
   

O Museu está instalado num edifício de uma antiga azenha, no Vale do Rio do Porto, construída no início do século XX, tendo sido mais tarde transformada numa serração, a qual, posteriormente, foi adquirida pelo Município.

Em Setembro de 1974, Pedro Anjos Teixeira, legou oficialmente à Câmara Municipal de Sintra, todo o seu espólio e uma parte das obras de seu pai (Artur Anjos Teixeira), bem como algumas obras de outros artistas – um acervo que representa a quase totalidade do recheio do Museu.

Esta intenção de expor os trabalhos dos dois artistas manteve-se até 1982, ano em que o edifício é fechado, para obras de remodelação e ampliação, reabrindo em definitivo a 26 de Outubro de 1985, inaugurando-se então, um novo espaço museológico em Sintra, com a vertente de Casa-Museu Atelier.

Assim, Mestre Pedro, conseguiu transformar este local, num novo espaço museológico vivo, onde todos aqueles que o visitaram, tiveram oportunidade de ver trabalhar, e criar um dos maiores escultores portugueses do século XX.

É com o seu regresso a Sintra e consequente fixação definitiva de residência neste espaço, que ficaram famosas as suas aulas de escultura, no atelier da Volta do Duche, tornando-se num local de visita regular e obrigatória para os apreciadores de Escultura Portuguesa Contemporânea.

Datam de 1992 os últimos trabalhos executados por Mestre Pedro Augusto. Não esculpindo desde 1994, dada a sua progressiva falta de visão, o Mestre acompanhava, porém, os visitantes que diariamente aí se deslocavam.

Após a sua morte, este espaço passa a ter a designação actual de Museu Anjos Teixeira, onde o visitante pode observar grande parte da obra dos dois escultores, destacando-se os trabalhos figurativos de temática humana e animal, com especial realce para as representações dos homens e mulheres do povo, fixados magistralmente pelos dois escultores nas suas diversas profissões, atitudes e trajes característicos.

Irene Lima
[coordenadora do Museu Anjos Teixeira]


   
 
Busto de D. Filipa de Sá Paes do Amaral Coelho, Viscondessa de Alverca, modelo/gesso, Artur Anjos Teixeira, anos 20, 75x47x40 cm


 
 
Desenho de Cabeça de Gazela,
lápis sobre papel, Pedro Anjos Teixeira, sem data, 29x14,6 cm


 
 
Varina, gravura de um desenho
de Artur Anjos Teixeira, 25x18 cm
4-museu-right