Sala 1 . Sintriana
A iconografia relacionada com o concelho de Sintra...

Imagem   Autor
Desconhecido

Pintura

Técnica
Óleo sobre tela

Dimensões com moldura
30,6 cm x 24,3 cm

Datado
Sem data

Proveniência
MU.SA - Museu das Artes de Sintra
  Casal de Sto. António

Pormenor de casa sintrense (onde se situa actualmente o Museu Ferreira de Castro) destacando-se uma varanda em primeiro plano – sobre o seu peitoril, dois vasos com flores –, a qual, à esquerda, termina numa escada. Percebemos três corpos volumétricos distintos, nomeadamente pela diferença de altura dos respectivos telhados. Ao centro, duas portas no varandim e uma terceira, num plano posterior. Sobre o telhado eleva-se uma chaminé. Como pano de fundo, à esquerda, arvoredo recortado sobre o céu.

Tela singular, onde se percebe uma clara vontade em criar uma composição equilibrada, tendo como ponto de partida a própria estrutura arquitectónica, a qual domina todo o contexto da obra. As cores são escassas, reduzidas ao essencial e, o arvoredo em fundo, funciona ainda como elemento de perspectiva.