Sala 1 . Sintriana
A iconografia relacionada com o concelho de Sintra...
anterior   |   seguinte

Alberto de Sousa   Autor
Alberto Sousa
(ver biografia)

Pintura

Técnica

Aguarela sobre papel

Dimensões com moldura

64 cm x 73,7 cm

Datado

1948

Proveniência

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Palácio de Sintra

Imagem parcial da Vila de Sintra, onde se evidencia, à esquerda e no topo, a figura do Palácio Nacional de Sintra. A seus pés, desenvolve-se o casario circundante, cujos tons claros e "esbatidos" contrastam com o cinzento "sujo" da fachada do palácio (imagem diferente da actualidade, com as paredes recentemente caiadas). A recortar o ambiente, a vegetação numa variada gama de verdes. No casario identifica-se, também, o antigo edifício do mercado, onde se instalará o futuro Museu Municipal de História Natural. Mais à direita, a vegetação desdobra-se num olhar que se estende até à zona rural de Sintra, culminando num traço de horizonte colorido a amarelo.

Uma aguarela ao nível do registo a que Alberto Sousa nos habituou, num belo contraste entre o a arquitectura palaciana e popular, bem como entre estas e a paisagem natural envolvente.