Sala 2 . 1849-1910

Proveniência
MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Natureza Morta

Natureza morta com motivos de caça (conjunto de quatro patos pendurados pelas patas, de cabeça para baixo). Os animais, com um tratamento de cor onde se denota um perfeito equilíbrio claro/escuro, evidenciam-se do fundo da obra, o qual nos é apresentado em fortes castanhos e negros.

Não existe a certeza em que contexto esta obra foi produzida. Não se tratando de um artista nacional, tendo em conta o seu nome, também não é fácil afiançar se foi pintada em Portugal. Mas, estando enquadrada na colecção municipal, numa zona onde existiu caça intensiva e, registando ainda o facto de muitos artistas estrangeiros visitarem Sintra em pleno Século XIX, tal será perfeitamente possível.
Sendo certo que denotamos um academismo oitocentista – numa data em que se evidenciavam já importantes revoluções na arte, nomeadamente com os impressionistas – não deixamos, porém, de estar em presença de uma obra de elevado nível de desenho, composição e cor.