![]() |
| | ![]() |
![]() |
Autor Leal da Câmara (ver biografia) Modalidade Pintura Técnica Aguarela sobre papel Dimensões 46,5 cm x 60 cm Datado 1903 Proveniência Casa-Museu de Leal da Câmara ![]() |
Le dernier salon où l'on cause
Ambiente de um bordel parisiense no principio do século XX: num grande sofá, vemos um homem e três mulheres, destacando-se a profusão de cores, quer nos trajes de noite envergados pelos personagens, quer no aspeto envolvente.
Aquilino Ribeiro, amigo de Leal da Câmara, foi um dos estudiosos da obra do caricaturista que primeiro o comparou a Toulouse-Lautrec. A representação do quotidiano boémio parisiense é desde logo uma afinidade, bem como a mesma necessidade de crítica social. Porém, embora a obra de Lautrec inflita, por vezes, para uma representação quase caricatural, tal é mais evidente em Leal da Câmara, que raramente se descompromete do seu traço de caricaturista. A ironia está ainda presente no título uma vez que aplica à noite boémia uma expressão que costuma significar um local de debate e troca de ideias (Le dernier salon où l'on cause/o último salão onde se questiona).
|