Património artístico da Câmara Municipal de Sintra

Sala 3 . 1911-1930
|
Do advento da República aos finais da década de 20
  |  

 

 
(Legenda: "... veio pairar entre eles um desses silêncios")
  Autor
Emérico Nunes

Modalidade
Pintura

Técnica
Aguarela sobre papel

Dimensões
30 cm x 26 cm

Datado
Sem data [anos 20]

Proveniência
Museu Ferreira
de Castro

  Sem título

Ilustração para uma novela de Ferreira de Castro, "A Peregrina do Mundo Novo", publicada na revista ABC, nº 265, de 20 de Agosto de 2005. Estão representadas, sentadas numa sala, quatro personagens da novela: as irmãs Soledade e Leonor, o pai, Sr. Magalhães Pereira e D. Margarida. Soledade acabara de chegar, atrasada para o enterro do seu ex-marido, que ocorrera no dia anterior, existindo alguma tensão entre os presentes.

Nesta aguarela, em tons sépia/castanho, para além da mobília de época, destacam-se dois quadros na parede de fundo: "retratos dos antepassados, que usavam barbas hirsutas, como se quisessem assim enfurecer a expressão doce e ingénua do seu olhar"*. Percepcionamos a altivez de Soledade, "sentindo-se dominadora, superior a tudo"* e "passando a sua mão enluvada sobre uma enorme abóbora, verde e amarela, que estava ao seu lado, em cima do sofá"*. Os outros personagens estão expectantes das palavras de Soledade, tendo Emmerico Nunes captado de modo perfeito a tensão da cena entre os intervenientes.
Esta obra é uma das muitas colaborações entre Emérico Nunes e a revista "ABC", ao longo da década de 20 do século passado.
[* citações da citada novela de Ferreira de Castro]

destaque-menu

bio-menu

mc-icon1tritao

Newsletter do Museu